Vivenciamos a já tradicional entre-safra de início de ano. Os lojistas se recuperam do Natal, contam suas miniaturas encalhadas no estoque e aguardam pelo primeiro lote do ano que se inicia. Isto já virou rotina, e quem coleciona sabe a dificuldade que se torna obter exemplares alocados no último lote de cada ano.
Se você é leigo no assunto e não está entendendo nada, eu explico: a Mattel divide sua coleção anual de Hotwheels em 6 lotes. Desta forma, mais ou menos a cada 2 meses existem carrinhos novos chegando às lojas e mantendo o interesse dos consumidores continuamente durante todo o ano. Provavelmente funciona muito bem nos EUA, mas nós demais países, temos que lidar com o delay da importação. Desta forma, o lote de Jan/Fev chega aqui em Mar/Abr. Adivinha só o que acontece com o lote de Nov/Dez? Isto mesmo! Não vem pra cá... Os lojistas acham arriscado tentar vender miniaturas 2010 em 2011 e preferem esperar pelo próximo lote do ano corrente . Quem é colecionador e está a procura de miniaturas do último lote, fica a ver navios.
O problema é quando a Mattel resolve deixar o melhor pro final e coloca algumas miniaturas de desejo pro último lote. Foi o que aconteceu em 2010. A Ferrari 458 (e convenhamos, terminar o ano sem uma nova ferrari na coleção é inadmissível) e o Porsche 911 são duas beldades que habitariam fácil a prateleria de qualquer aficcionado.
Ainda não as encontrei pelos meios tradicionais. As grandes lojas e mercados ainda apresentam um festival de mesmice e repetições na tentativa de desencalhar o estoque.
Consegui completar a minha coleção, mas a custos mais salgados e por métodos menos ortodoxos. O Porsche ganhei de um amigo (também colecionador) frequentador de lojas que importam direto dos EUA. A Ferrari comprei em uma Feira de Colecionadores, também de um importador direto.
Desejo boa sorte para quem ainda está procurando. E posto aqui as fotos dessas pérolas, para ir matando a vontade enquanto isso.
O jeito é torcer para que em 2011, apenas as miniaturas feias ou repetidas fiquem para o final.