Trata-se do Lincoln Futura - carro conceito apresentado pela Lincoln em 1955.
Ainda está meio perdido? Então vamos um pouco mais ao passado, antes de avançarmos no tempo.
A Lincoln é uma companhia americana especializada em carros de luxo, pertencente à Ford Motors Company e fundada em 1915 por Henry M. Leland. Sim, o nome é uma homenagem a Abraham Lincoln.
A inspiração para o Futura veio a partir de um Lincoln Mercury do mesmo ano. Convenhamos, uma bela reestilização.
Apesar de nunca ter sido, de fato, produzido em série, não demorou muito para que a atenção de Hollywood fosse atraída pelo seu design único.Sua primeira aparição nas telas se deu no filme "It Started with a Kiss" de 1959.
Mas o papel que imortalizaria o Futura ainda estava por vir. Em 1966, quando a série de TV Batman estava por ir ao ar, um carro precisaria ser escolhido para se tornar o icônico bólido do Cavaleiro das Sombras. O Futura foi a opção lógica.
Com poucas modificações necessárias e uma pintura mais sombria, o Batmóvel da década de 60 se encaixou perfeitamente na proposta, tornando-se mais famoso que o carro que lhe deu origem.
É claro que não poderiam faltar miniaturas. O Batmóvel é figurinha fácil entre os fabricantes existente, especialmente a Mattel. Apesar da grande demanda e de ainda assim ser considerado uma raridade, o Batmóvel de 66 foi contemplado pela Mainline da Mattel pelo menos três vezes num passado recente.
Mas e o Futura? Haveria mercado para uma miniatura do Futura? A resposta é sim, claro que sim. A Mattel conhece seu público e lançou na série Boulevard o conceito mais famoso de sua época.
Mais uma prova de que clássicos não têm época.
Um agradecimento especial ao colega "Nerso!" que cedeu as fotos de sua belíssima miniatura para este post.