Faz muito tempo que este projeto estava sendo planejado. Afinal, quem nunca sonhou em ter uma miniatura do Herbie? Como já mencionei anteriormente (veja o post), estas miniaturas, além de raras, custam uma fortuna.
O jeito era me conformar ou fabricar a minha própria. O grande entrave sempre foi o detalhamento. Fazer as faixas e o número 53 com tinta é inviável.
Encontrar a miniatura ideal também não foi tarefa das mais fáceis. Apesar de ser um modelo tão corriqueiro, as miniaturas do Fusca não são encontradas em abundância. Encontrei um modelo da Maisto que se assemelha o suficiente:
Mãos a obra. O clássico banho de thinner e a raspagem da pintura para começar.
Abri mão da camada de primer porque a cor final planejada é clara e o primer cinza escurece muito o modelo. O próximo desafio foi encontrar o tom certo de branco. O branco puro é reluzente demais. Sabemos que o Herbie original é branco perolizado. Encontrei um branco-gelo em spray que se assemelha bastante. Como o primer foi dispensado, foram aplicadas camadas adicionais para proteger a pintura.
Detalhamento faz toda a diferença, então uma caneta prata se encarregou de fazer os contornos dos vidros e dos faróis. A soleira da porta ficou preta. E as lanternas traseiras, vermelhas.
É hora dos adesivos water-slide (se você já montou algum kit da Revell na sua vida, você conhece este tipo de adesivo). É possível de encontrar na internet kits do Herbie já prontos para o uso. Comprei o meu em uma feira de colecionadores.
Os adesivos são fantásticos. Aplicá-los requer uma certa dose de paciência, habilidade e sorte. Mas é importante não desistir na primeira dificuldade. O Kit vem com uma quantidade generosa de adesivos já prevendo os primeiros percalços. Depois que se pega o jeito, é uma atividade agradável e desafiadora.
Por fim, novos pisantes. Experimentei remontar a mini com as rodas originais, mas as rodas Maisto deixaram de fazer jus à sua Majestade Herbie. Pesquisei dentre as minis condenadas ao exílio por um doador compatível. Tornou-se evidente que rodas iguais às do original não seriam encontradas. Então o objetivo passou a ser encontrar rodas bonitas. Não demorou muito até que um Corvette altruísta se voluntariasse pela doação de seus membros posteriores.
E aqui está. Mais uma bela aquisição para o Hall das Celebridades.
Como estou sempre falando das celebridades, aqui vai uma foto geral dos principais componentes, com o Herbie já incluído.