sexta-feira, 9 de julho de 2010

Análise Técnica - Ecto 1

Ele chegou às lojas. E está difícil pra caramba de encontrar um. Numa proporção inferior a uma unidade por caixa, está mais difícil achar um Ecto-1 do que muitos T-hunts por aí. Mesmo procurando intensivamente, ainda não o encontrei pessoalmente, e não o teria obtido se não fosse pelo esforço conjunto de alguns colegas colecionadores.


Gostei bastante do nível de detalhamento. O die-cast é bastante rico em detalhes, com saliências e reentrâncias que são características do Ecto-1, e não de um Cadilac Perua genérico.

Os para-choques cromados dão o charme, e o encaixe na traseira entre as peças de metal e de plástico é perfeito e idêntico ao original. Me deixou impressionado.


A pintura está bastante detalhada, como teria que ser. O "rabo-de-peixe" nos para-lamas traseiros em vermelho está perfeito, e as lanternas pintadas em cinza sobre o vermelho demonstra a intenção do fabricante em se ater a todos os detalhes.

Apenas algumas poucas ressalvas quanto à pintura. A tentativa de fazer as maçanetas cromadas é louvável. Entretanto, na escala 1:64, a pintura dificilmente se sobrepõe perfeitamente à maçaneta do die-cast. Talvez fosse mais adequado abortar a idéia.

O símbolo dos caça-fantamas nas portas laterais está perfeito. Apenas não entendi o porquê da sua ausência na porta traseira.



Apreciei muito a solução de fazer os vidros em um tom azulado para utilizar o mesmo plástico nos "giro-flex" superiores. Ficou bastante fiel.

A parafernalha superior tambem está muito bem detalhada e fiel ao original, mesmo as peças que descem pela lateral do carro. Ponto para a Mattel.

A princípio, não havia curtido muito as rodas. Imaginei que o Ecto-1 seria digno de algo mais especial do que a roda-padrão de Hotwheels da Mattel. Mas depois de observar com mais atenção, percebi que o conjunto ficou harmonioso e que uma roda mais chamativa tiraria a atenção do conjunto principal. Boa escolha.





Para finalizar, uma surpresa agradável. Após uma olhada mais atenta, o interior revela um monte de equipamentos dos caça-fantasmas na região do porta-malas e dos bancos traseiros. É o detalhe final que surpreende.

Enfim, gostei muito do resultado e considero a Mattel de parabéns. Esperamos que a tendência de se criar miniaturas a partir dos veículos famosos de filmes se confirme e se torne um hábito. Nós, os fãs, agradecemos.