domingo, 26 de fevereiro de 2012

Um pouco mais sobre o General Lee

Este é talvez um dos automóveis mais icônicos da história da TV e do cinema. É impossível se falar em Dodge Charger sem uma referência quase imediata ao Charger cor de laranja das ruas da Hazzard. Lançada no Brasil sob o nome de "Os Gatões", a série americana "The Dukes of Hazzard" marcou época, talvez não pelo enredo elaborado, mas pelas perseguições de carro e pelo belo bólido que chama a atenção por onde passa.

Mas você já se perguntou por que o nome General Lee para um automóvel?

São necessárias algumas referências históricas para se esclarecer. Para começar, a história (tanto da série quanto do longa-metragem) se passa no condado de Hazzard, um pequeno vilarejo ao sul do estado da Georgia.


Por se tratar de um estado tipicamente sulista, os produtores resolvaram fazer uso do nome do General Robert Edward Lee, o mais temido general das forças confederadas.



Forças confederadas? Sim, entre 1861 e 1865, os Estados Unidos viram-se envolvido em um conflito armado interno conhecido como Guerra da Secessão ou Guerra Civil Americana. Tratou-se de um conflito armado causado pelo conflito de interesses entre os Estados do Sul ( entre eles a Georgia) basicamente agrícolas - os Confederados, e os Estados do Norte, basicamente industriais - os Federalistas. A guerra terminou em 1865 com a vitória dos federalistas, garantindo a unificação dos EUA. Apesar da derrota sulista, alguns de seus personagens ganharam fama, pela determinação com que defenderam seus ideais, dentre eles o General Lee.

A bandeira na capota também não é por acaso.



Trata-se da bandeira das Forças Confederadas, também conhecida como Cruz Sulista. Você já contou quantas estrelas ela possui? Treze estrelas, o número de estados do Sul que se uniram à Confederação.

O número 01 e as portas que não se abrem são uma referência aos carros de corrida da NASCAR americana. O sucesso dos Dodge Charger na NASCAR também foram o motivo para a escolha do modelo do carro, que orinalmente seria um Mustang.

Estima-se que 321 Dodge Carger 1969 foram utilizados ao longo da série, dos quais apenas 17 não foram completamente destruídos. Estes carros encontram-se em mãos de colecionadores, em diferentes estágios de restauração.