sábado, 31 de julho de 2010

Maveco Tunado

É sempre um prazer exaltar o que é bem feito.

Na foto abaixo, uma customização simples e de muito bom gosto enviada por um amigo e leitor da página:


A faixa vermelha dos pneus casou perfeitamente com a pintura original do carro. As rodas remetem aos anos 70 e me lembro ter visto alguns Mavecos pela rua com rodas similares. Por fim, a curvatura do para-lamas acompanha perfeitamente o diâmetro da roda.

Enfim, como toda customização deve ser, parece que foi feita de fábrica. Pessoalmete, achei que ficou irado. Fica a sugestão para a Mattel de um belíssimo T-Hunt para o ano que vem. E gostaria de enviar meus parabéns ao Affonso pela inspirada modificação.

Em breve inauguraremos uma galeria de "Coleção do Leitor" onde esta e outras pérolas ficarão expostas.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Carros Desejados: Herbie

Convenhamos, não se trata de nenhum Hot-rod. Muito menos um Muscle-car. Mas é indiscutível o charme do pequeno fusca.


Trata-se talvez do primeiro dos carros personificados com características humanas criado pelo cinema. Por sinal, é impressionante o carisma que ele é capaz de transmitir sem dizer uma só palavra.

Foram 6 filmes entre 1969 e 2006, todos com a infalível assinatura dos estúdios Disney.

Quanto ao carro? Trata-se de um Fusca (ou Beetle, como gostam de chamar os americanos)modelo 1963, branco perolizado (código de fábrica L87), com uma faixa longitudinal nas cores da bandeira americana e o número 53 nas portas e no capô.
A placa é OFP857 - uma referência à primeira vez que o então produtor Robert Stevenson trabalhou com os estúdios Disney: "Our First Production - August, 1957".

A propósito, o número 53 foi uma homenagem ao jogador de beisebol favorito de Bill Walsh - produtor do filme - que utilizava este número em sua camisa.

As miniaturas são raridade, e confesso que não me lembro de ter encontrado uma miniatura ao menos razoável na escala 1/64. Já encontrei algumas, mas sempre com as mesmas falhas: o modelo-base é de um fusca mais recente que o 63, com para-choques simples e faróis pequenos. O número 53 raramente é encontrado na escala correta - em geral é muito grande ou muito pequeno para a miniatura. Além do preço proibitivo. Alavancada pela dificuldade em encontrar e pela fama do modelo, um pequeno Herbie chega a custar R$150,00...

Se você encontrar um Herbie que valha a pena, por preços módicos, por favor me avise!
A dificuldade é tanta e o preço é tão extorsivo, que não é raro encontrar pela web kits de adesivos "53" para os que quiserem customizar o seu próprio Herbie.

Resta aguardar que os fabricantes tenham um pouco mais de consideração com os fãs e demonstrem um pouco mais de cuidado e dedicação ao reproduzi-lo.

O jeito é aguardar que mais algum filme seja feito num futuro próximo e que isto ressuscite a fabricação de modelos em escala, tirando o admirável carrinho do hall das raridades.