sábado, 5 de junho de 2010

Carros da nossa infância: Matchbox Tanzara

Recebi uma consulta esta semana sobre um dos clássicos da Matchbox: o Tanzara.

Confesso que nunca cheguei a tê-lo (quando criança isto se constituía brinquedo, e não coleção) mas vários amigos meus tinham e era muito disputado, assim como o "Pantera".


Ele chamava a atenção porque levantava a tampa traseira (como era comum nos modelos da época), além do design revolucionário para os anos 70. Era o número #53 da coleção Matchbox.


A questão que ficou no ar era: o Tanzara existiu de verdade ou foi apenas uma criação de design próprio da Matchbox?

Após alguma pesquisa, descobri informações sobre o modelo real (ou quase). O Tanzara foi inspirado em um carro conceito. E não se chamava Tanzara. Era o Leyland Zanda, carro conceito desenhado por Harris Mann em 1969.

Foi tão revolucionário para a época, que serviu de inspiração para os designers da Matchbox.

O Zanda foi apresentado à imprensa no Earls Court motor show de 69, mas nunca chegou a ser fabricado em série. Era um projeto independente e foi encomendado pelo fabricante de carrocerias Cowley.


A partir de 1970 foi imortalizado pela Matchbox na forma do Tanzara e permanece em nossas memórias até hoje.

Envie você também a sua dúvida, pergunta ou curiosidade. Ou consulte um pouco sobre o passado na coluna Túnel do Tempo

domingo, 30 de maio de 2010

Carros Desejados: Ford Crown Victoria

Sou, como muitos, um aficcionado por cinema. No caso dos filmes especialmente característicos sobre carros (como Velozes e Furiosos, Speed Racer e Herbie), é bastante comum que os fãs sejam contemplados com uma infinidade de briquedos e, o mais importante, miniaturas dos admirados bólidos.

No caso dos filmes de aventura, esta relação não é tão direta e muitas vezes acaba por deixar os fãs, como nós, de cinema e miniaturas um pouco órfãos.

É nesta categoria que entra o filme MIB - Homens de Preto. Qual o fã de automóveis que não esticou o pescoço ao ver a primeira aparição do carro preto, aparentemente velho, porém cheio de quinquilharias tecnológicas?


O carro em questão é um Ford Crown Victoria 1987. Caso você queira saber, o primeiro modelo do Crown Victoria surgiu em 1955 como uma derivação do Ford Fairlane. Passou por muitas modificações estéticas e chegou ao visual a que estamos habituados por volta de 1979.

Seu jeitão de típico sedã americano o transformou em um dos mais usuais carros de polícia dos Estados Unidos. Talvez por isso a sua escolha para o uso em Homens de Preto.


A versão modificada que percorre o teto do túnel ao som de Elvis aparece muito rapidamente e seguem aqui algumas fotos para quem não conseguiu ver todos os detalhes.



Curiosamente, o Ford Crown é uma escolha comum dos cineastas. A perua LTD Country Squire de Férias Frustradas também é uma versão (bastante) modificada do Ford Crown.
A nós, colecionadores, fica a vontade. Quem não gostaria de ter em seu acervo de celebridades o carro dos Homens de Preto?